História

No Cimo de uma encosta nortenha, entre a Ribeira da Metade e a Ribeira do Faial, num espaço quase idílico da freguesia do Faial, fica situado o Restaurante Casa de Chá do Faial. Pode vê-lo como uma casa de família, onde vai passar umas horas quando sentir necessidedade de descansar, e onde pode sentir-se num ambiente acolhedor e bastante confortável enquanto desfruta de uma sublime refeição com o verdadeiro sabor do Norte.

O Restaurante Casa de Chá do Faial é o mais antigo restaurante de toda a costa norte e um dos mais conhecidos em toda a Ilha. Fundado em 1945, este restaurante já conta com algumas décadas de história, marcadas por muitos romances e ciúmes.
A família Catanho Menezes foi a impulsionadora do empreendimento lançando as bases deste negócio que havia de chegar até aos nossos dias. Como ressalvam os actuais proprietários, a exploração deste restaurante careceu sempre de uma atitude "sui generis", que foi uma marca em todos os seus proprietários.

No início da década de 50, o Sr. Reis, mais tarde ligado ao Jardim do Sol, que fazia já o transporte de madeiras e lenha para o hospital e uma adega no Funchal, decide explorar o Restaurante Casa de Chá do Faial. Algumas pessoas desse tempo relembram hoje, com saudade, uma pequena "venda de campo", que tinha a peculiariedade de praticar a troca directa, ou seja, trocava produtos por produtos.
Alguns anos depois foi o Sr. Caires quem se encarregou do Restaurante Casa de Chá do Faial, pelo período aproximado de 10 anos. É nos finais da década de 60 que começa a ser habitual a chegada de turistas ao Restaurante Casa de Chá do Faial.

Os actuais proprietários, os faialenses Sr. Anacleto Teixeira e Sr. Olívio Silva, sucederam no comando dos destinos do Restaurante Casa de Chá do Faial, ao Sr. Ernesto Machado Borges, um dos maiores impulsionadores daquilo que é hoje aquele espaço.
O mais de meio século de história deste restaurante fez dele uma imagem de marca a defender, uma tradição muito própria que deve ser enaltecida e louvada, e que muito deve orgulhar os madeirenses.

Procurando adaptar-se aos tempos modernos, os proprietários, ao longo deste tempo, têm procurado o aperfeiçoamento e melhoramento, sempre que possível, da imagem. E é nessa linha de pensamento que se enquadram as remodelações e os projectos futuros da nova administração, como a abertura de uma sala de conferências, e quem sabe se não surgirá também um hotel.

O Restaurante Casa de Chá do Faial orgulha-se do serviço que presta a todos os que a visitam. Apostando na mão de obra e nos produtos locais, quem ali chega pode contar com um bom acolhimento e uma verdadeira hospitalidade nortenha.

 
 
 
 
©2018 Casa de Chá do Faial. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por NAMINHATERRA.COM